Chega de lixo eletrônico! O projeto Robótica Sustentável instalou uma estação de sustentabilidade que arrecada resíduos eletrônicos para criações tecnológicas de alunos de escolas públicas em Fortaleza (CE). Uma ação interdisciplinar que trabalha mecânica, eletrônica, elétrica e programação com uma proposta sustentável.
O projeto, que já atua há cinco anos, é uma campanha em prol do aprendizado de robótica nas escolas municipais e estaduais da capital. A ideia surgiu a partir da realidade da escassez dos investimentos e materiais para o ensino da robótica no Brasil.
Os materiais reciclados arrecadados são usados para ensinar, na forma prática, como montar robôs e outras criações. Transformar algo descartável em matéria-prima: carrinhos de controle remoto, bonecos que falam e outras inovações feitas com componentes eletrônicos.
André Cardoso, biólogo fundador do projeto e professor no Laboratório de Ciências da escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Hélder Câmara explica que o que sobra do resíduo descartado é separado em três vias: plástico, ferro e placas eletrônicas. Este processo é benéfico e sustentável, ajuda não só os os catadores do lixo descartado, mas como as crianças e a comunidade.
“A gente tira os componentes das placas, e o ferro e o plástico ajudam os catadores do entorno da escola. Parte do material excedente a gente transforma nos projetos, mas outra parte também vai para a reciclagem.”
A partir da separação destes componentes, é montado um kit que é distribuído aos alunos.
Podem ser doados materiais eletrônicos como: computadores, TVs, notebooks, celulares, geladeiras, máquinas de lavar, monitores, aparelhos de som, teclados e estabilizadores.
Para saber onde fazer doações de lixos eletrônicos acesse o Instagram do projeto -> @robotica_sustentavel
Entenda mais sobre a iniciativa:
Talvez te interesse também:
Ecopontos: 10 cidades brasileiras terão espaços para descarte de lixo eletrônico
Reciclagem de eletrônicos: na Escócia lixo eletrônico é reciclado e doado à quem precisa
Brasil é alvo de lixo tóxico clandestino: não queremos ser o lixão do mundo
Estudos buscam melhorar a reciclagem do lixo eletrônico
10 inovações de crianças para tornar o mundo um lugar melhor
Categorias: Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER